JM JORNAL DO MUNDO - A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, VÍDEOS, FOTOS , SOM&IMAGEM E MUITO MAIS...
Ano 3 - Edição 833 - Fortaleza - Junho de 2013


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Enchentes Arrasam Cidades no Rio, Sao Paulo e Sul de Minas





Já chegam a 443 os mortos,


 na Região Serrana do Rio



RIO - Os temporais quem vem atingindo a Região Serrana do Rio de Janeiro já provocaram a morte de pelo menos 443 pessoas, desde a noite de terça-feira. As buscas por vítimas das enchentes e deslizamentos foram interrompidas com a chegada da noite, mas já retomadas pela manhã em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.Sóem Friburgo morreram 168 pessoas e em Teresópolis , 148.

O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, fez um sobrevoo na região e conversou com lideranças políticas sobre os estragos. O governador Sérgio Cabral disse em comunicado que lamenta pelas mortes. Ele também solicitou o apoio da Marinha Brasileira no transporte da frota e de equipamentos do Corpo de Bombeiros às áreas atingidas.

Petrópolis
Em Petrópolis, a prefeitura informou que foram registradas 34 vítimas. As mortes aconteceram nas localidades de Vale do Cuiabá, Estrada das Arcas, Gentil, Madame Machado e Brejal, mas os números podem aumentar pois, segundo equipes da Defesa Civil do município, muitas pessoas foram arrastadas pelas águas na região.

O prefeito da cidade, Paulo Mustrangi, afirmou ter ficado impressionado com os efeitos das chuvas e garantiu que o poder público está trabalhando no local. "Estou impressionado. O que aconteceu aqui foi pior que o ocorrido em 2008. Não sobrou nada. Todas as casas foram atingidas", disse.

Entre as vítimas na cidade está a estilista Daniela Conolly, que morreu em um desabamento de uma mansão em frente à pousada Tambo de los Incas, em Itaipava. No local estavam 16 pessoas, entre elas parentes de Daniela e do irmão, o empresário Erick Conolly, ligado ao Banco Icatu.A mulher de Erick sobreviveu ao deslizamento, mas o casal perdeu os três filhos na tragédia. O marido de Daniela, seus dois filhos e a babá também morreram.

Nova Friburgo
Em Nova Friburgo, são 168 vítimas. Esta manmhã, foram encontrados 13 corpos. Entre os mortos estão três bombeiros que seguiam para auxiliar no resgate de famílias soterradas. Outros três bombeiros foram resgatados dos escombros e um continua soterrado, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. Mais cedo, o Corpo de Bombeiros havia informado que quatro soldados tinham morrido no deslizamento, o que foi corrigido.

Teresópolis
Em Teresópolis, a prefeitura registrou 146 mortes. O prefeito, Jorge Mario, declarou situação de emergência no município. O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, saiu com as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para acompanhar o trabalho de resgate, a identificação de áreas de risco e orientação dos atingidos a se dirigirem para os abrigos preparados pela prefeitura.

Mais de 800 homens trabalhavam nesta quarta para encontrar desaparecidos e encaminhar os desabrigados. De acordo com registros da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 140 mm de chuva, volume esperado para todo o mês de janeiro na região.

A Defesa Civil de Teresópolis informou que as mortes ocorreram principalmente nas localidades de Bonsucesso, Caleme e Biquinha. Também houve vítimas no Poço dos Peixes, Vale Feliz, Fazenda da Paz, Posse, Paineiras, Jardim Serrano, Parque do Imbuí, Granja Florestal e Barra do Imbuí, na zona urbana, e nas localidades de Pessegueiros e Salaquinho, no interior do município. Ao todo, foram 17 bairros atingidos. São 960 desabrigados e 1.280 desalojados na cidade.

Doações
A prefeitura de Teresópolis disponibilizou uma conta corrente no Banco do Brasil para receber doações e ajudar as famílias atingidas pelo temporal. Com o nome "SOS Teresópolis - Donativos", ela está disponível na agência 0741-2 do Banco do Brasil, com o número 110000-9.
Outras doações, como alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal - como sabonete, pasta de dentes, fralda descartável e absorvente higiênico podem ser entregues no Ginásio Pedrão, na rua Tenente Luiz Meirelles, número 211.Chuvas, RJ. (Fonte JB)

------------------------------------


ENCHENTES: RIO MAIS DE 145 MORTOS, 50 DESAPARECIDOS, E UM MIL DESABRIGADOS.


Em Nova Friburgo centenas de casas destruidas

RIO e SÃO PAULO - A Defesa Civil informou nesta quarta-feira, 12, que há   mais de 145 mortos,114 só em Teresópolis, vítimas de deslizamentos provocados pelas chuvas na Região Serrana do Rio.Em Petropoles morreram 18 pessoas e Friburgo, 16. O centro de Nova Friburgo está coberto de lama e há ruas alagadas. Há mais de 1 mil desabrigados e dezenas de desaparecidos.
Em Nova Friburgo, as últimas quatro vítimas são bombeiros que foram soterrados nesta manhã, quando faziam um resgate de vítimas de um deslizamento de terra. O número ainda pode subir, pois outros três integrantes da equipe estão desaparecidos.
Só na cidade, ao todo, sete pessoas morreram, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Um dos primeiros deslizamentos, ontem a tarde, causaram duas mortes no bairro Olaria após o desabamento de um prédio de dois andares. Entre as vítimas está uma criança. Outras duas pessoas foram socorridas com vida do local, mas não há informações sobre o estado de saúde delas. São esperadas ainda pancadas de chuva na madrugada para a região serrana do Rio.
Em São Paulo , parte do centro de Franco da Rocha, na grande São Paulo está alagado e em Minas Gerais 66 cidades já decretaram SITUAÇÃO DE EMERGENCIA, com 16 mortos de novembro até janeiro.
QUATRO BOMBEIROS  SOTERRADO EM FRIBURGO
Em Nova Friburgo, as últimas quatro vítimas são bombeiros que foram soterrados nesta manhã, quando faziam um resgate de vítimas de um deslizamento de terra. O número ainda pode subir, pois outros três integrantes da equipe estão desaparecidos.
Só na cidade, ao todo, sete pessoas morreram, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Um dos primeiros deslizamentos, ontem a tarde, causaram duas mortes no bairro Olaria após o desabamento de um prédio de dois andares. Entre as vítimas está uma criança. Outras duas pessoas foram socorridas com vida do local, mas não há informações sobre o estado de saúde delas.
Já a Defesa Civil de Petrópolis informou que haveria duas vítimas de deslizamentos nas localidades do Brejal e Vale do Cuiabá, mas as equipes estão com dificuldades de chegar até os locais. Deslizamentos de terra impedem a passagem em várias localidades de Corrêas, Araras e Vale do Cuiabá. Equipes da Secretaria de Obras já foram mobilizadas para liberar as vias. Alguns deslizamentos de terra também atingiram parcialmente casas dessas regiões.
Segundo os bombeiros, foram registrados cerca de 80 chamados na Região Serrana, entre ontem e esta madrugada, sendo a maioria de deslizamentos de terra e inundações. A corporação informou que ainda contabiliza o número de feridos nas cidades.
Em entrevista à rádio CBN, o coordenador da Defesa Civil de Friburgo, coronel Roberto Robadey, disse que o volume de chuvas chegou a 260mm em 24 horas - em janeiro de 2010, o volume foi de 180 mm. 'Quem tiver passado a noite em lugar seguro e estiver isolado não deve sair', pediu.
Em Minas Gerais  mais de 66 cidades declaraream estadoi de calamidade pública, com 16n mortos de novembro até janeiro.

Chuva isola Franco da Rocha, na Grande São Paulo

SÃO PAULO - Parte do centro da cidade de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, permanecia alagado na manhã de quarta-feira, 12, após a forte chuva que atingiu a região desde a madrugada de terça-feira, 11. Não há informações sobre feridos.
Estão cercados pela água o prédio da Prefeitura, o Fórum, a delegacia, escolas e outros imóveis. O Corpo de Bombeiros chegou a atender ocorrências de moradores ilhados. De acordo com a Defesa Civil, as duas entradas para a cidade - de Mairiporã e Caieiras - estão inacessíveis.
Na manhã de ontem a Prefeitura havia informado que a área central do município estava alagada, impossibilitando a abertura do comércio. Foi determinado às secretarias municipais 'providências a minimizar os efeitos decorrentes das chuvas'.
O transporte também foi afetado na região. Um alagamento interrompe a circulação de trens desde 4h30, no trecho entre as estações Caieiras e Franco da Rocha, na linha 7, Rubi (Luz - Francisco Morato), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A companhia acionou o Plano de Auxílio entre as Empresas em Situação de Emergência (Paese), com transporte gratuito por ônibus, para completar a viagem de quem necessita passar pelo trecho.
Em caso de necessidade, é possível contatar a Defesa Civil e a Guarda Municipal de Franco da Rocha pelos telefones 4443-7644 ou 153.
MOGI E SUZANO -A chuva, que agora se desloca para as cidade de Mogi e Suzano, região leste da Grande São Paulo, teve início na madrugada ( 12) e, ao ficar mais forte, obrigou o CGE a colocar em estado de atenção as regiões norte, central, a Marginal do Tietê e a zona leste da cidade.
Segundo o CGE, às 2h30 as instabilidades vindas do interior chegaram à capital e causaram chuva leve generalizada, com regiões de chuva moderada. As temperaturas elevadas, na região do Bom Retiro e Casa Verde, favoreceram as pancadas de chuva, que podem persistir no decorrer da madrugada.
No Bom Retiro, os alagamentos surgiram nas ruas Anhaia, Newton Prato, Joaquim Murtinho, Jaraguá e dos Italianos. Intransitável está o trecho localizado na equina das ruas Jaraguá e Newton Prado.
Outros quatro pontos de alagamentos são registrados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), são eles: pista central da Marginal do Tietê sentido Castello junto à Ponte das Bandeiras (zona norte), pista local da Marginal do Tietê sentido Castello junto à Ponte Jânio Quadros (região nordeste), Radial Leste, sentido centro, sob viaduto Guadalajara, região do Belenzinho (zona leste) e rua Pedro Vicente, no Pari (região centro-norte).
Foram registrados alagamentos também nas seguintes vias: rua João Pacheco; avenida Cruzeiro do Sul; avenida Braz Leme, rua Porto Seguro; avenida Zaki Narchi e na pista expressa da Marginal do Tietê, sentido Castello, próximo a um viaduto, no Bom Retiro.
Deslizamento. Por volta das 3h30, equipes dos bombeiros foram acionadas após moradores relatarem deslizamento de terra sobre algumas casas na altura do nº 600 da rua Firminópolis, no Jardim Vista Alegre, região da Vila Brasilândia, zona norte. Apenas uma casa foi atingida e não há registro de pessoas feridas.
Rodovia. Na pista sentido São Paulo da rodovia Fernão Dias, o tráfego está parcialmente bloqueado em dois pontos na região de limite entre as cidades de Mairiporã e Guarulhos, Grande São Paulo. No quilômetro 78, houve um deslizamento de barreira com queda de árvore; no quilômetro 79, há acúmulo de água na pista.( Fonte – Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.