JM JORNAL DO MUNDO - A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, VÍDEOS, FOTOS , SOM&IMAGEM E MUITO MAIS...
Ano 3 - Edição 833 - Fortaleza - Junho de 2013


Portal do Tempo

A FÊNIX E O TEMPO: O NOVO

JM JORNAL DO MUNICÍPIO

José Mario Lima

Houve um tempo em que pensava que era feliz e nem de longe suspeitava o que era a felicidade. Estava cansado da vida na cidade grande, do trabalho nos grandes jornais e da vida de boi, que nos condicionava ao nada existencial. Nessa época comprei um sitio em Itaboraí, Rio de Janeiro e fui criar galinhas, cavalos, bois de verdade.

Tinha toda liberdade do mundo, não precisava andar de paletó e gravata, não tinha satisfação a dar a ninguém. Mas dizem que jornalismo é uma grande cachaça e terminei cedendo a convites de políticos locais e fundei para eles “O Municipalista”.

Já tivera uma forte decepção ,quando outro jornal que ajudei a criar, “O JE”- Jornal do Escritor, com Jose Louzeiro, terminou seus dias em 1971, levando com ele a esperança, viagens e um convívio amigo, insubstituível, em se tratando de quem vive em megalópoles como o Rio de Janeiro.

Não é todo jornalista que tem a coragem de largar O Globo, Correio da Manhã, para se dedicar a uma vida campesina, onde o tempo e a liberdade são infinitos, mas se ganha pouco ou quase nada. Assim, mordido pelo verme do jornalismo, em 1981 sonhei com um novo jornal, este só meu, e criei em Cachoeiras de Macacu , o JM Jornal do Município.

Nosso objetivo era divulgar o municipalismo e lutar pelas liberdades democráticas, que vimos surgir no Brasil só com a Campanha das Diretas já, que nosso jornal divulgou com grande destaque e foi uma das vozes nos 42 municípios cariocas de então.

Imitando os passos do mestre José Louzeiro, jornalista e escritor que muito nos influenciou ao longo da carreira, nos propusemos e fizemos, um jornal do interior com cara de jornal da metrópole e com isso conquistamos a amizade de homens como Manoel da Silva, então prefeito da cidade, Paschoal Guida, poeta, contista e artista de cinema; Miguel Guida, seu irmão, odontólogo e intelectual e o saudoso José Carlos Guida, que chegou a indicar nosso nome para cidadão cachoeirense.

Bem, mas isso são coisas do passado e fatos políticos e místicos nos afastaram de Cachoeiras, mas o jornal continuou sua missão em nosso exílio, na capital do Rio de Janeiro, no Ceará (Maranguape -1982), onde lançamos a campanha de emancipação do Município de Maracanaú.

Do Ceará voltamos para o Rio e continuamos o JM Jornal do Município, na sede da Gazeta de Notícias, o jornal mais antigo do Rio, graças a um grande amigo: Luis Borba. Agora contávamos  com o apoio de Ubirajara Muniz, diretor do DER-RJ, de Cibilis Viana o homem forte do governo Brizola. Vimos à democracia voltar ao país, o JM agora era em off-set e continuava sua luta em defesa das liberdades democráticas e dos municípios.

Mas o sábio tempo tinha outra missão nos esperando. Nossas metas tinham sido cumpridas e resolvi largar tudo, quando uma maré de sorte soprou sobre nós.
 Era tempo de voltar à terrinha e cumprir o que estava traçado. A missão espiritual me chamava, exigia a minha presença.

Não me arrependo de nada. Se tivesse que recomeçar, começaria de novo do mesmo jeito. Fiz muitos, infinitos amigos, que até hoje, 25 anos depois, são os mesmos camaradas. Entre eles esta o meu “irmão de sangue”, à moda índia, e parceiro, Nilmar Marques, hoje avô e residindo no Faraó, em Cachoeiras de Macacu.

Mas tudo tem seu tempo certo e a velha Fênix rediviva, saindo de suas eternas cinzas, deitou suas lágrimas curadoras sobre nós, apagou magoas, fez esquecer a dor e o medo.  

O JM Jornal do Município renasce de novo para novas missões e agora com a ajuda inestimável de meus dois filhos, Gabriel e Alice, numa época de velocidades incríveis, não mais em papel jornal, mas nas páginas iluminadas dos computadores, em edição digital, através da internet.

Mesmo já tendo entrado no portal da terceira idade, ainda  sinto o mesmo jovem  idealista, corajoso, que criou o JM, e sei que em sua nova missão, de ajudar as comunidades, bairros, municípios, ele se tornará eterno por sua resistência ao tempo, como a Fênix mitológica, que renasce das cinzas para uma nova e longa vida.

O tempo só não apagou de mim as saudades de amigos eternos que fiz - muitos deles já na eternidade: Amalio Aguiar, O Saga: Borba, Napoleão, Ubirajara Muniz e tanto outros que se foram. E os que permanecem vivos como José Louzeiro, Assis Brasil, Nilmar Marques, João de Deus Pinheiro Filho, Paschoal e Miguel Guida, Dr. Manoel da Silva, Vandal, tenho  também  certeza que não poderão nos esquecer, nem ao JM Jornal do Município.
-----------------------------
 Jornal do Municipio - O começo.
O Patrono perpétuo do JM

O Prefeito Manoel da Silva "encampou" a idéia do JM Jornal do Município e colocou a disposição tudo que foi necessário para que o jornal fosse fundado e iniciasse sua jornada. Dono de um tirocínio inigualável, Manoel da Silva viu com  olhos de "águia" o papel do jornal na defesa de Cachoeiras e  dos municípios. Por i isso lhe conferimos o título de Patrono "perpétuo" do JM.
----------------------------------
Amigos e incentivadores

Pascoal Guida (esquerda)e Luiz Borba ( centro),duas peças fundamentais para o êxito do JM Jornal do Município. Um em Cachoeiras, outro no Rio. Pascoal , no primeiro ano , divulgou o jornal e deu apoio logístico, junto ao prefeito Manoel da Silva e a comunidade cachoeirense. Borba, no Rio de Janeiro, do segundo ano em diante, tomou a frente da diagramação, composição e montagem do JM, sendo o responsável pela circulação do jornal em Cachoeiras de Macacu. Em 1982, parte do jornal era escrito em Maranguape (CE) e parte no Rio. Borba fazia a ponte de ligação.Dois amigos inesquecíveis . Duas almas voltadas para a criação e manutenção do JM Jornal do Município no passado.

Louzeiro o "inspirador" intelectual

O jornalista e escritor José Louzeiro, professor de Jornalismo de José Mario Lima, na Escola de Comunicação da UFRJ. Juntos criaram o JE - Jornal do Escritor, cuja meta era  fundar o Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, fato ocorrido em 1971. Ele ensinou e inspirou a José Mario Lima  a criar o JM Jornal do Município, sendo a peça fundamental na urdidura do futuro jornalista "Mario Lima", como o chamava.

 Ubirajara Muniz, e Leonel Brisola (de saudosa memória ) foram incentivadores do JM Jornal do Município, abrindo as portas para o exito do jornal no Rio de Janeiro. Ao centro o jovem Manoel Fernandes, jornalista que também participou da escalada da vitória do JM..


Da esquerda pra direita, o poeta Pascoal Guida, Luiz Borba, José Mario e no final Ubirajara, à época,1983, diretor do DER-RJ. Amigos inesquecíveis que muito ajudaram ao JM Jornal do Município circular e crescer no Rio de Janeiro.
------------------------------------------------------
GALERIA DE FOTOS 

AMIGOS DO JM JORNAL DO MUNICÍPIO

 

PROFESSOR LAURO VANDAL E O DR. JOÃO DE DEUS,
ETERNOS AMIGOS DO JM

José Mário Pontes Lima
Parabéns por reativar O Jornal do Município editado no Estado do Rio de Janeiro nos anos Setenta - e felicidades para você e os teus familiares.
Em tempo, aquele BLOG criado pelo teu filho Gabriel,  em 2007-08, ainda continua existindo: João de Deus Pinheiro Filho -  tinha até me esquecido dele, pois sou relutante em estar usando os recursos atuais da mídia - pois tudo na vida tem um lado bom e outro ruim. 

O LAUREADO ESCRITOR ASSIS BRASIL TAMBÉM TEVE 
SEU PAPEL IMPORTANTE NA CRIAÇÃO DO JORNAL

----------------------------------------------------------

NILMAR MARQUES, UM ELO IMPORTANTE NA
CRIAÇÃO DO JORNAL. AMIGO, IRMÃO
DE FÉ . NA FOTO  COM SUA FILHA THAMARZINHA

AMIGOS PARA SEMPRE !

João de Deus e Paschoal Guida ,recentemente em
Cachoeiras de Macacu - Rio de Janeiro

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.