JM JORNAL DO MUNDO - A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, VÍDEOS, FOTOS , SOM&IMAGEM E MUITO MAIS...
Ano 3 - Edição 833 - Fortaleza - Junho de 2013


domingo, 23 de janeiro de 2011

DENGUE MATA MESMO:








AFASTE O RISCO,PARTICIPE DA MOBILIZAÇÃO,PARA AFASTAR 
A DENGUE DE  SUA CASA 

Participe da mobilização para afastar o risco da dengue em sua casa, em sua rua 
Prevenir a dengue é responsabilidade das autoridades e de cada um de nós. Sabendo disso, como cada pessoa pode colaborar para evitar o surgimento da doença depois de passado o período de chuvas? “Cada um, junto com seu vizinho, pode cuidar de sua casa e de seu quarteirão para evitar focos do mosquito transmissor”, propõe o Presidente da Agência da Boa Notícia, Prof. Francisco Souto Paulino. Seguir as orientações das campanhas de prevenção é o primeiro passo.


Um mutirão espontâneo para evitar que terrenos abandonados, quintais, jardins e outras áreas se transformem em criadouros do Aedes aegypti, o popular mosquito da dengue, pode ser feito partindo da própria comunidade, reforça Prof. Souto. 


Embora as campanhas alertem ano a ano sobre o que deve ser feito, é sempre importante relembrar as orientações das autoridades de saúde. Afinal, de acordo com indicadores do Ministério da Saúde, o Ceará e mais 15 Estados estão na lista de alto risco da doença em 2011. Ano passado, 21 pessoas morreram por causa da dengue no Ceará. O perigo aumenta quando passar o período de chuvas fortes.


O Coordenador de Promoção e Proteção à Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado (SESA), Manoel Fonseca, explica que a atenção deve ser constante. Pequenos detalhes podem ajudar a salvar vidas. Garrafas, pneus velhos, tampinhas, restos de coco e outros vasilhames que acumulem água não devem ser abandonados em terrenos ou lixões. Se estiverem no quintal, devem ficar com a abertura para baixo. Potes, quartinhas, tonéis devem ser tampados. As caixas d´água devem ser vedadas ou teladas. Depósitos de água para animais domésticos devem ser lavados de dois em dois dias.


Ele adverte ainda que as calhas também devem ser limpas periodicamente porque restos de folha que ali ficam podem facilitar acumulação de água. Quem for viajar, deve lembrar de deixar a tampa do vaso sanitário fechado. Muitos não levam em conta, mas qualquer local com água parada e limpa pode servir de criadouro para o mosquito até mesmo depósitos embaixo das geladeiras e bebedouros elétricos. Os vasos com plantas sempre devem estar com terra.


No Ceará, foi formado o Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue de 2011, do qual fazem parte 20 instituições governamentais e não governamentais.  Além do reforço na prevenção, estão sendo planejadas estratégias para ampliar a assistência aos pacientes. Uma proposta da SESA para mobilizar a comunidade é promover ações nas escolas, motivando os alunos a participarem de mutirões de limpeza para evitar focos de dengue nas comunidades. A ideia, a ser aprovada oficialmente, é premiar as escolas que tiverem melhor desempenho.


O Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza leva a praças e centros comerciais atividades educativas voltadas ao combate à dengue. O trabalho começa nesta quinta-feira (20) e segue até a próxima segunda-feira (24), envolvendo uma equipe de 40 educadores. Para chamar a atenção dos cidadãos para a importância de redobrar os cuidados para prevenir a doença nesse período é “o próprio” mosquito (educadores fantasiados de Aedes aegypti). Veja o roteiro das atividades:


Quinta-feira, 20/01 – 8h às 11h30min e 13h30min às 16h - Mercado Central (Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Centro)
Sexta-feira, 21/01 – 18h às 21h - Praça da feirinha da Beira Mar (próximo ao Náutico)
Sábado, 22/01 – 7h às 12h - Praça dos Leões (Rua Conde D’eu – Centro)
Segunda-feira, 24/01 – 8h às 11h30min e 13h30min às 16h - Novo Beco da Poeira (Av. Imperador com Rua Liberato Barroso – Centro – pela entrada da Rua Princesa Isabel)


Contatos: Francisco Souto Paulino, Presidente da Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509) / Manoel Fonseca, Coordenador de Promoção e Proteção à Saúde, da SESA – (fone: 85 3101 5189) / Lena Ximenes, assessora de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde - (fones: 85 3452.6609 ou 8814.4004)

 ***************************


Programa retira 58% dos 
pacientes do vício do cigarro 










O Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital Messejana, em Fortaleza, obteve em 2010 um resultado importante no combate ao tabagismo: 58% dos 342 pacientes atendidos no ano, conseguiram abandonar o vício. O trabalho foi iniciado em outubro de 2002 e já ajudou a mais de 1500 pessoas a deixarem o hábito de fumar.


Os pacientes recebem atendimento de equipes multidisciplinares compostas por médicos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social. Ao participar do programa, o paciente passa por uma triagem médica, onde são colhidas informações pessoais relativas ao estado psicológico e ao nível de motivação para deixar o cigarro.


Exames são realizados para revelar como está a saúde do paciente e seu grau de dependência. Após a avaliação, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio onde é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental, uso de antidepressivos e terapia de reposição nicotínica.


A pneumologista Penha Uchoa, coordenadora do Programa, afirmou que o resultado obtido foi uma grande conquista. “Ficamos acima da taxa de abstinência anual relatada na maioria dos trabalhos científicos publicados por renomados especialistas da área”, comemora a coordenadora.


Penha disse ainda que a conquista foi possível graças a um trabalho que associa abordagem comportamental e a combinação de medicamentos "Geralmente, os pacientes iniciam o processo de parar de fumar em torno da quarta semana do tratamento e passam a tomar medicamentos com orientação médica para aliviar os sintomas de abstinência", explica a coordenadora do Programa.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fumo é uma das principais causas de morte evitável no planeta. Um terço da população mundial adulta, cerca de 1,3 bilhão de pessoas, fuma. Aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes.


No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).


Em 1987, a Assembléia Mundial de Saúde criou o Dia Mundial sem Tabaco que passou a ser comemorado anualmente no dia 31 de maio. Desde então, a Organização Mundial da Saúde (OMS) articula essa atividade em todo o mundo, definindo um tema a ser abordado a cada ano.


Você sabia?


• Que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas


diferentes e muitas delas são cancerígenas?


• Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos?


• Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?


• Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças?


Contato: Penha Uchoa, coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana – (fone: 85 3101 4062)


Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509 - Jornalista Responsável: Carmina Dias 00629JP / Estagiário de Jornalismo: Leandro Porto)  


                                                                    ********************
  
 Governo aprova
projetos para tratamento
 anti-drogas no CE 








Uma boa notícia na área do enfrentamento do problema da dependência química. Sete comunidades terapêuticas do Ceará conseguiram aprovação, do Governo Federal, de projetos para ampliação no número de leitos e serviços destinados a usuários de crack e outras drogas. Os projetos foram aprovados pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e Ministério da Saúde.


Os recursos vão garantir mais 123 leitos para pessoas em tratamento. “Existem hoje 35 leitos disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Estado, além das comunidades terapêuticas”, informa o Presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Cepod), Hermann Normando.


Os novos 123 leitos estão assim distribuídos: Associação Ágape (20), Projeto o Martelo de Jesus (20), Obra Social Nossa Senhora da Glória Fazenda Esperança (20), Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade (20), Centro de Recuperação Nova Vida (20), Fazenda Esperança (20), Crema (3).


No total, foram aprovados 78 projetos provenientes de 12 Estados e do Distrito Federal (DF). Para custeá-los, os recursos são da ordem de R$ 410 milhões, oriundos do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Vão garantir a manutenção de 985 leitos de acolhimento aos usuários de drogas em comunidades terapêuticas de 76 municípios brasileiros.


O Plano foi instituído ainda no Governo do Presidente da República, através do Decreto nº 7.179 de 20 de maio de 2010. Tem como objetivo tratar da prevenção, do tratamento e da reinserção social dos usuário de drogas lícitas e ilícitas. A ideia é estruturar, integrar, articular e ampliar as ações voltadas para dependentes químicos, contemplando a articipação dos familiares e a atenção aos públicos vulneráveis como crianças e adolescentes.


•Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) . Contatos: Jornalistas Henrique Silvestre e Joslen Herbster (fone: 85 3101.6517 - 3101.6518) . Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509 - Jornalista Responsável: Carmina Dias 00629JP / Estagiário de Jornalismo: Leandro Porto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.