JM JORNAL DO MUNDO - A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, VÍDEOS, FOTOS , SOM&IMAGEM E MUITO MAIS...
Ano 3 - Edição 833 - Fortaleza - Junho de 2013


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

1° ENCONTRO NACIONAL DE GRÊMIOS NO RIO DE JANEIRO


O maior e mais representativo encontro da história da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Realizado no Rio de Janeiro do dia 15 ao dia 18 deste mês o encontro reuniu representantes de grêmios de todos os estados que saíram da indignação sem ação e foram reclamar seus direitos e discutir o futuro da educação de nosso país.

O evento aconteceu na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde foram divididas salas de debate cada uma com um tema diferente.

No dia 16 (domingo) os temas de discussão era Um novo ensino médio para um novo Brasil; Financiamento de qualidade – 50% do Pré-sal para a educação; O Brasil de hoje; 25 anos da lei do grêmio livre e a democracia na escola; O ensino técnico e o desenvolvimento nacional; Ciência, pesquisa e extensão do ensino médio; Desafios e perspectivas do plano nacional de educação; Ampliação, acesso e permanência na universidade brasileira; Um novo currículo para um novo ensino médio e por fim Novos conceitos curriculares para um novo ensino médio.


No dia 17 (segunda) foi à vez das oficinas de construção de blogs; Cine Jornal; Prestação de Contas e Captação de Recursos.

E no dia 18 (terça feira) temas mais específicos e já conhecidos pelo movimento estudantil como Mulheres; Esporte; LGBT; Meio Ambiente; Cultura; Combate a criminalização dos movimentos sociais; Passe livre; Encontro do parlamento juvenil do Mercosul e Políticas públicas para a juventude.

O evento foi à oportunidade perfeita para a formação desses grêmios estudantis que com toda certeza voltaram para suas escolas com uma perspectiva diferente da que nos ensina as mídias que hoje controlam as massas.

Em paralelo também aconteceram o 13º CONEB e a 7ª Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes Secundaristas).

Opinião do Redator:

O Brasil passou neste dias um momento histórico com a união de mais de 4 mil jovens por um único objetivo: A construção de um país melhor através da educação não só para o nosso futuro, mas sim para o nosso presente!

O Movimento Estudantil sempre teve seu lugar na história de luta, de resistência, sendo muitas vezes marginalizado por ser uma força que o governo não pode governar, pois enquanto houver estudantes haverá ‘caras pintadas’ nas ruas pela melhoria e contra a tirania corrupta que nos querem de joelhos para mandar nosso país para a lama.

Hoje o Brasil vive um momento de expansão e esbanja o seu potencial para ser o 5º maior produtor de petróleo do mundo. Isso faz crescer a ganância neste câncer que se instalou no nosso pais, este câncer que sempre existiu indo e vindo, às vezes mais forte, às vezes mais fraco, mas nunca sendo curado. A corrupção companheiros, como diria Cidinha Campos, está no DNA da política brasileira.

E é ai que entra a UNE e a UBES que pode não ser a cura, mas vem se mostrando ao longo da história um dos remédios mais efetivos no combate deste câncer maldito.

Sócrates dizia “eduquem as crianças hoje e não terão que puni-las mais tarde!”

Então companheiros saiam do anonimato e participem diretamente da mudança do nosso país.


A UNE a UNE a UNE somos nós 
A UNE a UNE a UNE é nossa voz!

Por Gabriel Pontes
Diretor de cultura da UNEFORT (União Estudantil de Fortaleza)/ UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) - Secretário Geral do JM Jornal do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.