JM JORNAL DO MUNDO - A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, VÍDEOS, FOTOS , SOM&IMAGEM E MUITO MAIS...
Ano 3 - Edição 833 - Fortaleza - Junho de 2013


sábado, 8 de outubro de 2011

DILMA JÁ ESTÁ DE VOLTA AO BRASIL, DEPOIS DO TOUR PELA EUROPA


DILMA ROUSSEFF ENCERRA  VIAGEM PELA EUROPA, NA TURQUIA
 A presidente Dilma Rousseff encerrou sua viagem pela Europa realizando uma visita à casa do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, para apresentar suas condolências pela morte de sua mãe ao final de uma visita de dois dias à Turquia.

Dilma, que teve um encontro com Erdogan em Istambul cancelado, foi na sexta-feira à noite à casa do primeiro-ministro, nesta cidade turca, para prestar suas condolências pelo falecimento de sua mãe Tenzile, aos 88 anos, anunciou a agência de notícias Anatólia.

O encontro com o chefe de governo turco era o último compromisso oficial da agenda da presidente brasileira na Turquia. Na sexta Dilma havia se reunido com o seu colega Abdullah Gül na capital Ancara.

Nessa reunião, Dilma e Gül assinaram uma declaração conjunta na qual se comprometeram a reforçar as relações entre os dois países nos âmbitos político, comercial, energético e cultural, entre outros.
"
Turquia e Brasil são dois países importantes em suas regiões e constituem novas vozes nos fóruns internacionais”, declarou a presidente brasileira, que se comprometeu a estreitar a colaboração com a Turquia na ONU e no G20.

No setor comercial, o volume de trocas deve atingir dois bilhões de dólares (cerca de 1,5 bilhão de euros) em 2011, indicou a presidente.
Gül estabeleceu como objetivo um volume de trocas comerciais em torno de 10 bilhões de dólares ‘em um prazo muito curto’.

"As relações turco-brasileiras são sinal de que a distância (geográfica) perde seu sentido quando a vontade política existe’, avaliou Gül.
Turquia e Brasil atuaram em conjunto em 2010 sobre um plano para regular a crise nuclear iraniana, mas a proposta foi rejeitada pelos Estados Unidos e pelo Conselho de Segurança da ONU, que adotaram sanções contra o governo de Teerã, suspeito de desenvolver um programa nuclear com fins militares.

Dilma encerrou na Turquia uma viagem iniciada segunda-feira em Bruxelas, onde participou da cúpula Brasil-UE, em plena crise no Velho Continente. 

Ela também foi na quarta-feira à Bulgária, onde se reuniu com as autoridades do país e visitou a cidade de seu pai, Gabrovo.

DILMA CUMPRIMENTA ATIVISTAS GANHADORAS
DO PRÊMIO NOBEL DA PAZ

A presidente Dilma Rousseff divulgou  sábado,(8), uma nota cumprimentando as ativistas ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz 2011. Dilma diz ter recebido com "grande satisfação" a notícia da escolha das três mulheres para compartilhar o prêmio e citou as realizações de cada uma.

As vencedoras que compartilham o prêmio são a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, a ativista liberiana Leymah Gbowee e a jornalista e ativista iemenita Tawakkul Karman. A decisão foi anunciada na sexta-feira, 7 de outubro, pelo Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo.
Ellen Johnson (E), Leymah Gbowee (C) e Tawakkul Karman (D) se destacaram pela "luta pacífica pela segurança das mulheres e de seus direitos"

Johnson-Sirleaf e Gbowee foram escolhidas por mobilizarem mulheres liberianas contra a guerra civil no país, enquanto Karman foi premiada por sua luta pelos direitos das mulheres e pela democracia no Iêmen. Na nota, a presidenta Dilma destaca características da atuação das premiadas como a luta pela promoção da paz, da democracia e dos direitos da mulheres.

O Comitê Norueguês do Nobel disse que a esperança é que a escolha faça com que as três vencedoras "ajudem a pôr um fim à repressão às mulheres existente em muitos países e a perceber o grande potencial para a democracia e a paz que as mulheres representam".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.