JM JORNAL DO MUNDO - A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, VÍDEOS, FOTOS , SOM&IMAGEM E MUITO MAIS...
Ano 3 - Edição 833 - Fortaleza - Junho de 2013


domingo, 5 de dezembro de 2010

Entrevista com Mário Hélio :

"LINHAS DE ONIBUS VÃO VOLTAR"


Entrevista.
Fortaleza 2 de dezembro de 2010 12-h03min


Mario Hélio, essa sua nova vitoria para deputado estadual lhe causou alguma surpresa, sendo você a pessoa mais votada no Bairro Cidade 2000?

MH - Não, no momento eu quero declarar aqui que não foi surpresa. Eu acho que um parlamentar da minha magnitude, de 56 anos de idade, não pode lançar uma candidatura de aventura para que não tenha êxito. O que nós achamos é que a câmara municipal tinha ficado muito pequena para a Cidade 2000. Nós tínhamos que dar um vôo mais alto, nós tínhamos que ter algum representante na esfera estadual. É lógico que é muito difícil um bairro de Fortaleza ter um deputado oriundo do bairro onde reside há 36 anos e que vai continuar residindo.

Então, essa oportunidade surgiu e nós não poderíamos deixar de consagrar o bairro com essa vitória maciça de um filho do bairro, morador e cidadão que represente esse bairro na Assembléia. Legislativa.  E ficando uma lacuna na esfera municipal que daqui à dois anos, tenho certeza, que iremos eleger um vereador que vá defender a Cidade 2000. Então essa era a oportunidade, o povo da Cidade 2000 se reuniu e “o povo unido jamais será vencido”, então antes elegeu na esfera municipal e agora na esfera estadual o que vai trazer muitos benefícios não só ao bairro, mas para os municípios.


Essa campanha, na sua opinião,  foi mais concorrida e mais difícil do que quando se candidatou a vereador?

MH - Não, não foi, por que nós já tínhamos uma estrutura. Aprendemos no dia a dia, com o povo, sentindo os reclames do povo. E isso vai engrandecendo você cada vez mais, então nessa campanha nós já tínhamos uma estrutura muito melhor do que a da primeira eleição.


Deputado, se tratando agora do problema encontrado pelos moradores da Cidade 2000 que há quase um mês enfrentam ônibus lotados, atrasos, desconforto e filas enormes no terminal do Papicu em decorrência da retirada das duas linhas de ônibus, 810 (Papicu/Praia do Futuro) e 831 (Papicu/Hospital Geral/Cidade 2000). Esta ação está sendo considerada um abuso pelos moradores e a comunidade implora por um líder comunitário para resolver essa situação. Quais Providências foram tomadas para a resolução desse problema partindo aqui do seu gabinete?

MH - Quando a ETUFOR fez um estudo para modificar essas linhas de ônibus da Cidade 2000 eu tive conhecimento, fui ao gabinete do presidente da ETUFOR, Ademar Gondim, e pedi que não fizesse essas mudanças bruscas sem conversar com o povo da Cidade 2000 por que na realidade eu represento as pessoas do bairro. Quem me conduziu foram as pessoas do bairro, então nós temos que ouvir e saber se o povo aceita ou não essa mudança e tinha que ter acontecido essa conversa mais aprofundada. O presidente da ETUFOR me garantiu que  não iria mexer nas linhas e quando foi um dia, de surpresa, a Cidade 2000 amanheceu com essas mudanças trágicas, traumáticas, sem que o povo da Cidade 2000 tomasse conhecimento.

De pronto eu fui à tribuna e fiz um pronunciamento muito, até, grosseiro junto à administração municipal como mostra o site da câmara no dia 22/11/2010 às 14h08min. Eu fiz um pronunciamento muito duro, mas um pronunciamento contundente mostrando que os moradores do bairro gostariam que a linhas voltassem como eram antigamente. E fiz esse pronunciamento, ataquei a prefeita, ataquei o secretário, e logo então eu peguei a minha equipe de assessoria e fiz um abaixo assinado com 3700 assinaturas e o entreguei ao presidente da ETUFOR, dei entrada no dia 24/11/2010 ás 16h59min, protocolei esse abaixo assinado e no momento que eu estava protocolando eu tive a surpresa de encontrar com o Ademar e ele muito gentilmente me levou até o seu gabinete me pedindo desculpas e que no mínimo o que iria acontecer era que os ônibus iriam voltar ao normal, mas que a ETUFOR vai fazer uma audiência pública para ele apresentar varias mudanças e o povo vai escolher, se o povo quiser que as linhas sejam como foi antigamente,  ele me garantiu que voltavam.

No outro dia eu fui pra tribuna da Câmara no dia 25/10/2010 às 14h56min no meu pronunciamento eu dizia assim “O Vereador Mario Helio (PMN) anunciou hoje no dia 25 que o problema da retirada das linhas de ônibus da Cidade 2000 será resolvido! Esse foi o acordo do vereador com o presidente da ETUFOR Ademar Gondim.” Então o presidente da ETUFOR me garantiu que no mínimo seria como antes. O que eu quero dizer é que um líder numa questão como essa, simples, que acaba se tornando complicada... Eu fiz o papel de um parlamentar eu executo sem medo de errar, sem medo de represarias de alguns adversários políticos que é uma coisa que eu não tenho medo, pois quem trabalha com honestidade não pode ter medo de adversários. Então vamos aguardar até quarta ou quinta -feira a audiência pública que será realizada na Cidade 2000.

A ETUFOR alega que não há contingente suficiente para manter as três linhas. Mas as realidades que encontramos nos horários de pico contradizem essa afirmação. Quanto tempo mais os moradores terão que suportar a superlotação e a demora dos ônibus?

MH - Eu acredito que pouco tempo. O povo unido jamais será vencido e nós tomaremos qualquer outro tipo de ação para fazer com que as linhas retornem ao nosso bairro.


Voltando ao assunto do seu novo cargo. Agora no final do seu mandato como vereador, qual a sensação presente, a de missão cumprida? Ou o senhor acha que em algum ponto deixou de cumprir ou foi omisso?

MH - A omissão eu tenho certeza absoluta que isso não passa pela minha cabeça. Eu estou aqui com minha consciência tranqüila por que a omissão é uma questão que eu tinha muito cuidado para que não acontecesse. Agora eu acho que existem algumas ações que a gente gostaria de ter feito ou de ter sido executado: as por motivos de incompreensão do poder legislativo ou então de falta de atenção a gente não conseguiu cumprir na Cidade 2000, mas nós iremos cumprir.

Tínhamos problemas seriíssimos como à questão o terreno que hoje é um supermercado moderno e bonito, isso me chateou bastante quase cinco anos correndo atrás da prefeitura, aprovando projetos de lei para que fosse construído um Mercado Central e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, mesmo o projeto de lei sendo aprovado não cumpriu as emendas parlamentares que vereadores tem direito, eu fiz quatro anos de emenda e não foi cumprido pela a administração não só para a Cidade 2000 como para Fortaleza toda, por que se fosse só no bairro poderia dizer que é algum tipo de retaliação, então vamos dizer assim , que a nossa amizade entre o vereador e a prefeita tivesse algum tipo de rompimento, mas que não foi, por que nós somos sabedores que em toda grande Fortaleza a Administração Municipal está parada!

Então fica a vontade que a gente tem de executar aqueles projetos mais importantes e como eu não consegui resolver a questão do mercantil construído pela prefeitura eu fui buscar as iniciativas privadas. E graças a Deus encontrei um cidadão, amigo de infância que acatou a minha idéia de levar um supermercado para aquele bairro e ele como já era um empresário do ramo de super mercados, eu consegui levar um supermercado resolvendo assim aquele problema do terreno baldio que só servia para esconderijo de marginais.

A outra questão que é meu sonho é a construção da praça central indo frente à localidade onde é a feira, emendando aquilo tudo e fazendo um calçadão com quiosques organizados e iluminados, esse é um sonho.  Fiz quatro anos de emenda à prefeita não acatou. Então a minha primeira emenda que eu tenho direito como deputado eu vou voltar esse dinheiro para a prefeitura e a prefeita assim não vai poder mais alegar que não tem dinheiro, ela vai ter que fazer por que o dinheiro eu vou colocar no banco pra ela. Então esse é o meu sonho e quando eu concretizar isso tudo eu acho que, ai sim, realizei tudo que eu queria fazer pela Cidade 2000. Por que tudo que foi feito no bairro foi feito através do vereador Mario Hélio onde os moradores têm um débito muito grande comigo, não estou querendo aqui alegar o débito, mas tudo que tem na Cidade 2000 vem através de mim.



Agora como deputado estadual o que a população não só do bairro, mas também do estado podem esperar de melhorias?

MH - Hoje eu sou um deputado estadual, faço parte de um colegiado do estado. Hoje eu tenho que defender o meu estado, mas eu vou, com certeza, defender o meu município e mais ainda o meu bairro, onde resido. Hoje temos ainda mais estruturas para trazer benefícios para a cidade 2000 e eu acho que também todos os municípios têm a ganhar com um deputado que presa pela honestidade, caráter e pela dignidade.

Obrigado pela entrevista, esperamos que todo esse caos seja solucionado e que a voz dos moradores seja ouvida, que seja cumprido o nosso primeiro parágrafo da Legislação onde diz  que “toda lei emana do povo e por ela deve ser exercido”.

Os moradores da Cidade 2000 nada pedem de absurdo, apenas exigem o cumprimento  do seu direito de ir e vir, que seja garantido um transporte público que nos ofereça segurança e conforto.

Gabriel Pontes- Repórter- Para o JM Jornal do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.