JM JORNAL DO MUNDO - A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, VÍDEOS, FOTOS , SOM&IMAGEM E MUITO MAIS...
Ano 3 - Edição 833 - Fortaleza - Junho de 2013


domingo, 13 de maio de 2012

JM MEIO AMBIENTE: A DESTRUIÇÃO QUE VEM COM AS ÁGUAS DO GUAPIAÇU

_____________________________________________

A SOCIEDADE CACHOEIRENSE DIZ NÃO À BARRAGEM E SE MOBILIZA PARA EMBARGAR O PROJETO

NO RIO DE JANEIRO, UM TERÇO DO 
TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO DE 
CACHOEIRAS DE MACACU PODE FICAR 
SUBMERSO, DEVIDO A CONSTRUÇÃO DA 
BARRAGEM DO RIO GUAPIAÇU


RIO DE JANEIRO - ( DO CORRESPONDENTE NILMAR MARQUES) -Uma sequência de atos públicos irá marcar a posição da sociedade civil organizada de Cachoeiras de Macacu frente ao anúncio da construção de uma barragem no Rio Guapiaçu, no terceiro distrito.

A chamada "Semana de Mobilização Contra a Barragem do Rio Guapiaçu" acontecerá no período entre 14 e 21 de maio, com múltiplas ações ocorrendo em diversos pontos da cidade, buscando propagar o movimento de contraposição ao projeto da barragem e levantar assinaturas para embasar uma petição de embargo ao projeto.

Segundo os organizadores - ambientalistas, educadores, agricultores, artistas e grupos culturais do município e de cidades vizinhas - o projeto da barragem que foi apresentado pelos órgãos estaduais está sendo conduzido "de maneira arbitrária, obscura, sem ouvir as comunidades afetadas e com grande potencial de destruição ambiental, perda de área cultivável e deslocamento forçado de mais de 2000 pessoas" (texto retirado do manifesto publicado no facebook pelos organizadores).

A programação inclui manifestos durante o show do grupo Jota Quest (dia 14/05) no centro da cidade, no desfile cívico do aniversário do município (15/05), Mostra de Cinema nas escolas (com exibição de filmes produzidos na cidade), e culminância com três dias de um Festival de Música e Artes Contra a Barragem (18, 19 e 20/05) a ser realizado na Ilha Vecchi - ponto exato onde o paredão da represa seria construído.
Todas as atividades serão filmadas e fotografadas, dando origem a uma campanha nacional contra a barragem por meio de vídeos e mobilização virtual. No dia 21/05,

Dia Mundial da Água, haverá um grande ato no centro da cidade para entrega simbólica do abaixo-assinado contra a barragem à Câmara de Vereadores, Ministério Público e posterior envio à ALERJ. Mais informações podem ser encontradas no facebook, digitando "Semana de Mobilização Contra a Barragem do Rio Guapiaçu"na caixa de pesquisa.

PS : A MATÉRIA É ASSINADA POR WELLINGTON LYRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.