JM JORNAL DO MUNDO - A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, VÍDEOS, FOTOS , SOM&IMAGEM E MUITO MAIS...
Ano 3 - Edição 833 - Fortaleza - Junho de 2013


domingo, 20 de fevereiro de 2011

Subestação de energia é finalizada para testes com Metrô
Já está sendo finalizada a montagem da subestação de energia da Estação Rachel de Queiroz que vai ser responsável por energizar o trecho em que serão feitos os testes dinâmicos do Metrô de Fortaleza. 

Serão energizados 2,8 quilômetros entre as estações Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú) e Rachel de Queiroz (Pajuçara). Os testes dinâmicos devem ser iniciados neste primeiro semestre.

A subestação vai receber energia da Coelce e transformar 60 mil volts em corrente alternada para 3 mil volts em corrente contínua. A energia vai suprir a rede aérea em que os trens estarão conectados. 

Os testes serão feitos nos dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs) comprados da Itália que atualmente passam por testes estáticos no Centro de Manutenção, em Pacatuba.

Os dois TUEs fazem parte de um conjunto de 20 trens, que formarão 10 composições de 80 metros, cada. 

Cada composição é formada por três carros: duas caixas com cabine nas extremidades (o que permite que o trem ande nas duas direções sem precisar fazer retorno) e uma caixa só para passageiro no centro. O valor investido pelo Governo do Estado na compra dos trens foi de R$ 240 milhões.

Os trens são movidos à tração elétrica. Cada composição de 80 metros tem capacidade de transporte de até 900 passageiros. Os trens possuem assentos acolchoados, bagageiro, sistema de ar-condicionado e são dotados de comunicação sonora e visual para orientação dos usuários. Durante o trajeto, o veículo poderá atingir até 80 km/h.

O novo meio de transporte tem também câmeras internas e externas, que contribuem para a segurança dos usuários. O condutor poderá, por exemplo, saber se todos os passageiros já entraram para poder seguir viagem. 

O equipamento também atende às normas de acessibilidade. As portas do trem são largas, garantindo a entrada de deficientes físicos e pessoas com dificuldades de locomoção, e possuem sensor para orientar pessoas com deficiência visual. Nas composições, há assentos com cinto de segurança destinados exclusivamente a cadeirantes.

Após a implantação da Linha Sul, o Metrô de Fortaleza, com a integração plena entre os modais de transporte, terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas por dia numa primeira etapa. A projeção é que em 2014 sejam beneficiados 675 mil passageiros.
Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza.

 *********************
Porto do Pecém lidera importação de algodão
Com a liderança na exportação de frutas e calçados desde meados de 2010, o Porto do Pecém passa a liderar também o ranking de importação de algodão entre todos os portos brasileiros. Os dados são da Secex - Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

No mês de janeiro deste ano foram importadas através do porto cearense, 3.771 toneladas de algodão, o que representa um crescimento de 94% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram importadas 1.939 toneladas.

Esses números dão ao Pecém uma participação de 35% entre os portos do País, seguido pelos terminais de Itajaí, em Santa Catarina, (19%); Santos (18%); Vitória (8%) e Suape, em Pernambuco (5%).

Na importação de produtos siderúrgicos o Pecém manteve a terceira colocação, com a participação de 10% do total importado pelos portos brasileiros. O primeiro colocado foi o de Santos, com 26%, seguindo-se o de São Francisco com 22, o Pecém (10%), Rio de Janeiro (8%) e Paranaguá, com 7%.

A estatística da Secex no que diz respeito às exportações confirmam, mais uma vez, a liderança do Pecém nos quesitos frutas e calçados. No ranking de exportação de frutas a participação do Pecém é de 57%, com 24 mil toneladas movimentadas, seguindo-se os portos do Mucuripe (17%), Santos (11), Natal (8) e Salvador (7%).

No quesito exportação de calçados o Pecém também permanece na liderança com participação de 46% e 2.151 toneladas movimentadas, seguindo-se os portos de Rio Grande com 28%, Santos (12%), Mucuripe (6%) e Suape (3%).

A movimentação de mercadorias através de contêineres registrou um acréscimo de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, com o transporte de 132 mil toneladas, sendo 57 mil na exportação e 73 mil em importação.

O total geral de movimentação de mercadorias sofreu variação negativa de 29%, considerando que não foi registrada nenhuma operação no item granel líquido, em virtude de manutenção que está sendo realizada nos equipamentos da Petrobras.(Assessoria de Comunicção da Cearáportos)

*************
Semace capacita técnicos sobre desmatamento e queimadas em Beberibe e Acarape

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), realizará nesta quarta-feira (23) e sexta-feira (25), minicurso sobre desmatamento e queimadas nos municípios de Beberibe e Acarape, respectivamente. 

A ação, que conta com parceria da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) tem como objetivo promover a capacitação dos membros da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Acarape do Meio e da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Canal do Trabalhador em relação as temáticas abordadas.

Os minicursos serão ministrados pelos técnicos da Codam, Andrea Moreira, Raimundo Costa e Ulisses Rolim. Dentre os temas, eles vão falar também dos assuntos agrotóxicos e licenciamento ambiental no Estado do Ceará.

A carga horária é de 6 horas e o minicurso dará direito a certificado da Semace para os participantes. Em Beberibe, o evento ocorrerá na Capela São Bernardo, na comunidade de Forquilha, km 21 da BR-304. Já em Acarape, o encontro acontecerá no auditório do projeto ABC. Em ambos os municípios os minicursos vão das 9 horas às 15 horas.

Em todo o Estado, a Semace, através da Codam, trabalha para disseminar a conscientização da população sobre os cuidados e preservação do meio ambiente, bem como das unidades de conservação. Para mais informações: 3101-5530 (Codam).Assessoria de Imprensa da Semace.
*********
Dilma e Cid participam do XII Encontro de Governadores do Nordeste
O governador Cid Gomes participa, nesta segunda-feira (21), do XII Encontro de Governadores do Nordeste, que acontece no município de Barra dos Coqueiros, em Sergipe. O encontro contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff e dos demais governadores da Região. 
Na ocasião, Cid Gomes e o governador de Sergipe, Marcelo Déda, farão a apresentação “Um novo projeto para financiar o Desenvolvimento Econômico e Social do Nordeste”.Os governadores vão abordar o tema “O Governo Dilma Rousseff e o Nordeste”, sendo esta a primeira oportunidade para a presidente expor seus planos de continuidade do desenvolvimento para a região. No encontro, o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia,também participará como convidado


PROGRAMAÇÃO - De acordo com a programação do evento, a pauta prioritária será a “Erradicação da Miséria”, abrangendo questões como empregos e educação para os mais pobres, criação de um sistema de vigilância da pobreza, ações territoriais articuladas e compromisso com Objetivos do Milênio (ODM) para alcançar a meta nacional. Materia completa em JM Reportagens.


Tambem serão debatidos os temas sobre Finanças,( envolvendo políticas para o Pré-Sal, Royalties de petróleo, gás e de mineração; tributação do comércio eletrônico; queda na arrecadação); mecanismos de repartição e revisão em 2012, o novo programa de financiamento aos Estados no modelo – PEF 1 (BNDES), além dos fundos setoriais, financiamento da saúde e repartição entre as esferas de governo, financiamento da segurança pública e repercussão no Nordeste sobre o corte do orçamento federal de 2011.


Ciência e Tecnologia serão fragmentados a partir dos temas: fundos setoriais, escolas técnicas, universidades e institutos tecnológicos. Para a Infraestrutura e Logística, serão abordados os temas sobre portos e aeroportos, integração da malha regional, obras complementares da transposição do rio São Francisco, inclusive saneamento e esgotamento; continuidade de investimentos nas rodovias e ferrovias, copa do mundo e a mobilidade urbana nas sedes e sub-sedes, canais de irrigação, modelo de financiamento que integre as diversas linhas e a Zona de Processamento de Exportações (ZPE).


Nos setores de Energia e Mineração, serão lembrados modelos já existentes de energias eólica, solar e nuclear, inclusive maior intensificação do Plano Nacional de Mineração. 
Sobre os temas Turismo e Cidades Históricas, será debatida a recuperação do patrimônio e valorização da cultura regional, reforço do Prodetur como política de desenvolvimento. Para a questão Institucional, serão estabelecidos mecanismos para o fortalecimento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), como órgão integrador das políticas regionais e demandas legislativas. 


Será citada também a criação de uma PEC para a Caatinga, Cerrados e revitalização do São Francisco e a regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR).
Fonte:Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado - comunicacao@casacivil.ce.gov.br

domingo, 13 de fevereiro de 2011

NOVA PRAÇA VAI ABRIGAR OFICINAS DE CAPACITAÇÃO DE ARTESÃOS

Praça Luiza Távora  reinaugurada 
 O Governo do Estado entregou aos cearenses na segunda-feira (14), às 18 horas, a nova Praça Luiza Távora, popularmente conhecida como praça da Ceart, que foi totalmente reconstruída. O projeto de arquitetura e paisagismo foi uma solicitação da primeira-dama do Estado, Maria Celia Habib Moura Ferreira Gomes, por seu compromisso com a condição de acessibilidade nos espaços públicos e com a valorização do artesanato cearense. 

Em resposta, a nova praça foi concebida conforme normas técnicas do Desenho Universal. Nela, o conceito de acessibilidade manifesta-se pela eliminação das antigas barreiras, rebaixamento de meio fio, instalação de rampas e de faixas de pedestres e pisos podotáteis (de alto relevo) marcados com linhas que permitem o livre e independente trajeto de todas as pessoas.

A nova praça ganha também o conceito de parque, em dimensão transversal que reúne, num mesmo espaço, esporte, arte, cultura, turismo, lazer  e segurança aos seus usuários. Sugerindo um ambiente de convivência, a praça vai proporcionar a interação entre diversos públicos. Para tanto, estão sendo instalados equipamentos de ginástica acessíveis, brinquedos e pista de skate, ampliando as opções de lazer de crianças e adolescentes. A inauguração está prevista para o próximo dia 14, com a presença da primeira-dama, Maria Célia; do Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão e demais autoridades.

Café Cultura-Outra melhoria em andamento é a reforma do carro do trem de passageiros (o termo vagão é utilizado apenas para o transporte de cargas), estacionado na Praça, onde será instalado um “Café Cultura”, com ambientação favorável à leitura, e serviço de confeitaria regional. Fabricado na Bélgica e fornecido pelas empresas Serva Ribeiro e Companhia de São Paulo, o carro integrava o trem que chegou ao Ceará na década de 30. “O equipamento está sendo recuperado para voltar a ter o aspecto da época”, diz Josete Andrade, assessora da Primeira Dama.

 Vitrine-Localizada em um ponto privilegiado de Fortaleza, margeada pela avenida Santos Dumont e as ruas Carlos Vasconcelos, Monsenhor Bruno e Costa Barros, a Praça Luiza Távora, é uma vitrine para a comercialização do artesanato, sendo, há mais de 20 anos, uma referência nacional da própria cultura cearense. Nela estão inseridos diversos equipamentos importantes para o desenvolvimento social e econômico do Estado como a Central Cearense de Artesanato (Ceart), que sob a gerência da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, e apoio da Primeira Dama, desenvolve o Programa Estadual de Artesanato e Economia Solidária.

Alem da CEART, a área abriga a sede do Programa Ceará Acessível, idealizado pela Primeira Dama do Estado e executado pelas secretarias estaduais com ações de garantia dos direitos de pessoas idosas e pessoas com deficiência em todo o Estado, e ações da Coordenadoria do Trabalho da STDS, com capacitação para jovens, inscrição para cursos nos - Centros de Inclusão Tecnológica e Social - CITS e rodas de leitura,entre outras atividades. Concentra ainda o funcionamento da Gráfica Braille, a gestão do Portal Ceará Inclusivo e a Ouvidoria da pessoa idosa e pessoa com deficiência.
  
Estão sendo reformados também dois castelos para abrigar oficinas de capacitação de artesãos e exposição de seus produtos. “Com isso os visitantes terão a oportunidade de acompanhar o processo de criação dos produtos artesanais. É um atrativo a mais para o turista e uma forma de ampliar a divulgação do artesanato cearense", conclui a coordenadora da Ceart, Amanaci Diógenes.

Projeto compreende faixa de 23 quilômetros

 Rio Maranguapinho : 9.500 familias serão retiradas da área de risco até dezembro de 2012

 O secretário das Cidades, Camilo Santana, acompanhou na manhã de sexta-feira (11), em Fortaleza, a demolição de mais de 150 casas que estavam situadas em áreas consideradas de risco, nas margens do Rio Maranguapinho. Outras 138 famílias já aguardam a conclusão da construção do conjunto habitacional Juraci Magalhães para serem removidas. De acordo com o secretário, o projeto Rio Maranguapinho, compreende uma faixa de 23 quilômetros e beneficiará um total de 9.500 famílias. “Estamos trabalhando de forma a garantir condições ideais de moradia para essas famílias”, assegurou. Também acompanharam os trabalhos os secretários Eugênio Rabelo (Adjunsto) e Sérgio Barbosa (Executivo).Materia completa em JM Reportagens.

 Durante a visita às áreas, o Secretário das Cidades também solicitou que os moradores que ainda estão na área formem uma comissão de acompanhamento e fiscalização das obras dos conjuntos habitacionais para onde serão reassentados. “Nem todas as famílias decidem por remoção. Algumas preferem a indenização ou ainda a permuta”, explica Camilo Santana. O secretário também acrescenta que há a preocupação do Estado em colocar em prática trabalhos sociais com as comunidades reassentadas. Para isso, segundo Camilo, estão sendo investidos R$ 6 milhões. “São investimentos do Governo exclusivos para educação sanitária e ambiental, geração de emprego e renda, e mobilização e organização comunitária”, afirma.

 Segundo Camilo Santana, o trecho assegurado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I ) deverá ficar concluído em dezembro de 2012. Ele também lembrou a parceria com a Prefeitura de Fortaleza no trabalho de monitoramento das áreas de risco e na fiscalização para que as áreas desocupadas não voltem a ser habitadas.

 O Projeto do Rio Maranguapinho é considerado a maior intervenção urbana do Ceará, que prevê a construção de 13 conjuntos habitacionais e está dividido em três trechos. O investimento total é de aproximadamente R$ 500 milhões. O 1º trecho vai da Av. Mister Hull até a Av. Fernandes Távora e removeu mais de 700 famílias para os conjuntos habitacionais já entregues pelo estado, Leonal Brizola e Dom Helder Câmara. No segundo trecho serão removidas 5.403 famílias. Pouco mais de 100 foram deslocadas para a 2ª etapa do conjunto Leonel Brizola. Outra parte será reassentada nos conjuntos Miguel Arraes e Rachel de Queiroz, no Canindezinho. Ele parte da Av. Fernandes Távora até a Av. Osório de Paiva. O trecho III segue da Av. Osório de Paiva até a Av. Jardim Fluminense. Serão 1.983 na margem esquerdo do rio e mais 1.233 famílias na margem direita.

Além dos conjuntos residencias, o Projeto Rio Maranguapinho inclui a construção de um Parque Urbano, que contará com quadras esportivas, pista de skate, pista de cooper e outros equipamentos esportivos e sociais. (Fonte:Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado)

domingo, 6 de fevereiro de 2011

AS DENUNCIAS NAO PARAM DE CHEGAR AO JM

FALTA DE REMÉDIOS NOS POSTOS DO ESTADO E MUNICÍPIO PREJUDICA POPULAÇÃO

Isso ocorre nos postos de saúde do município e do estado. Remédios de uso continuo para hipertensão , diabetes e outros males continuam faltando e quando chegam nao dão para atender nem aos pacientes cadastrados.Um caso específico , mas não isolado, esta ocorrendo, também, no Hospital Walter Cantídeo. Veja o vídeo:





TODOS JUNTOS CONTRA A DENGUE!




COMITÊ PREPARA MOBILIZAÇÃO PARA REDUZIR EPIDEMIA DE DENGUE COM APOIO DE  ENTIDADES PRIVADAS E PÚBLICAS

Instituições públicas e privadas firmaram quarta-feira, 2 de fevereiro, com a Secretaria da Saúde do Estado, o maior compromisso de mobilização contra a dengue no Ceará: Representantes da indústria, do comércio e do poder público, reunidos com o secretário Arruda Bastos e o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde, Manoel Fonseca, discutiram ações e dividiram tarefas em reunião realizada pela manhã, no auditório Waldir Arcoverde, para a massificação da campanha de controle do mosquito transmissor da dengue em todo o Estado e assim reduzir risco de epidemia grave no Ceará.

O superintendente regional do Serviço Social da Indústria (SESI), Francisco das Chagas Magalhães, que representou a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), garantiu o apoio da entidade à execução do plano Ceará em Ação contra o Dengue – A inclusão digital e o esporte como ferramentas de mobilização social, que o secretário Arruda Bastos apresentou ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em 19 de janeiro deste ano.

 Pela primeira vez participante das ações de controle da doença e formalmente integrada ao Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue, a FIEC comprometeu-se em mobilizar 40 sindicatos de indústrias cearenses que empregam 200 mil trabalhadores.


Representado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), o setor do comércio anunciou o engajamento na mobilização para o controle da dengue semelhante ao de 2008, quando o Ceará registrou surto epidêmico da doença.

A CDL já produziu cartilha com orientações sobre o controle da proliferação dos mosquito transmissor para distribuição entre os comerciários. A Câmara já tem agendada reunião com os lojistas para o dia 17 de fevereiro, com o objetivo de articular novas ações para a campanha de prevenção da dengue no comércio. A FCDL, que representa 61 câmaras que atuam em 65 municípios cearenses, comprometeu-se a estender essas ações para o interior do Estado.

A Defensoria Pública do Ceará também está desenvolvendo ações de mobilização da população e cooperação com instituições públicas para contribuir com o controle da dengue. Em uma dessas ações, orientou os defensores públicos a ingressar com ações judiciais solicitando o acesso dos agentes de endemias dos municípios a imóveis fechados para a realização do trabalho de controle de infestação do mosquito transmissor.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e o Lions Club, com representantes presentes no reunião, realizarão ações de mobilização social e de educação ambiental e em saúde, em escolas e comunidades, para maior participação da população na luta contra o mosquito da dengue.

A Secretaria da Saúde do Município de Fortaleza disponibilizou para o Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue mais de 200 educadores em saúde para orientar e capacitar multiplicadores das ações de controle da dengue.

Essa tarefa será dividida com a Secretaria da Saúde do Estado, que também vai preparar a rede de assistência aos pacientes para a possibilidade de agravamento do surto de dengue em 2011. Uma reunião com diretores e médicos infectologistas de hospitais públicos da rede municipal e estadual e também da rede complementar está marcada para a próxima quarta-feira, 9, das 9h30min às 11 horas, no auditório Waldir Arcoverde da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

Em janeiro, o secretário Arruda Bastos já havia reunido os secretários estaduais da Educação, Esporte, Cidades, Trabalho e Desenvolvimento Social, Turismo e dirigentes da Superintendência de Meio Ambiente, Cagece, Defensoria Pública, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, com o objetivo de discutir e implantar ações integradas para a prevenção e controle da dengue, reduzindo o risco de epidemia previsto pelo Ministério da Saúde para o Ceará e mais 15 Estados neste ano.

 Nova reunião das instituições participantes da campanha de mobilização contra a dengue já está marcada para o dia 24 de fevereiro.( Assessoria de Imprensa da Sesa)

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.